Um belo parque estadual do Rio de Janeiro
Cercada de belezas naturais e biomas a poucos quilômetros de distância, Maricá é uma das regiões que ficam perto da região metropolitana do Rio com maior diversidade. Esta é tanta, que encantou ninguém nada a menos que Charles Darwin, que passou com o Beagle pela localidade.
O município de Maricá tem características geográficas que o fazem único na Região dos Lagos, além das praias (a marca principal da região), Maricá se destaca através das serras que circundam a localidade. Uma destas, é a Serra da Tiririca, que abrange também o município aquelas paragens. Possuindo uma diversidade impressionante, esta serra tem uma diversidade de vegetação, além de abrigar alguns sítios arqueológicos, vestígios das primeiras sociedades a habitar no lugar.
A importância desta serra é tanta que há quase três décadas foi criado o Parque Estadual da Serra da Tiririca. O Parque é destino de pessoas em busca de contato com a natureza e fortes emoções. Durante muito tempo a região do parque foi desprezada pelos colonizadores, dada a dificuldade de se chegar ao lugar e pela presença de Tamoios. Com o tempo, o crescimento do Rio de Janeiro, a região sofreu pressões que ameaçavam a diversidade local.
Assim foi criado o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que dentre as atividades principais, se destaca com suas trilhas que levam a um visual estonteante. Existe duas formas de acessar o parque, através de Itacoatiara, em Niterói (lá estão as trilhas do Costão e Andorinhas), ou por Maricá (no mirante ou centro de visitantes. Com boas trilhas e uma diversidade incrível, o Parque Estadual da Serra da Tiririca vale cada esforço feito.


