Paz e simplicidade
O Parque da Aclimação não é tão famoso quanto o Ibirapuera, e nem chega perto de ser tão grande. É até pouco citado em contextos de turismo. Mas não seria exagero dizer que é um parque com fã-clube. Conheço várias pessoas que são apaixonadas por ele, ao ponto de dizerem que é seu parque favorito.
Não é difícil de entender. Não é um parque grande, mas é muitíssimo charmoso. Isso compensa seu único defeito, que é o de ser pequeno. É muito fácil alguém se perder no parque Ibirapuera; no parque da Aclimação, é impossível, pois ele é praticamente um círculo em volta de um lago.
Também é fácil perceber que ele é muito frequentado pelos moradores da vizinhança. Nota-se no rosto e na postura das pessoas. É o parque do bairro. A comunidade coreana é bem forte aqui.
Também não pense que ele é minúsculo. Tem espaço de sobra para caminhada e até para corrida, mas, se lembro corretamente, são proibidos skates, patins e bicicletas. Pelo menos, é permitido entrar com animais. O parque também tem um espaço especialmente dedicado às crianças e um campo de futebol grande para adultos (mas não sei como funciona e/ou quem pode usá-lo).
O parque é seguro pois não falta policiamento, e o que mais se destaca aqui é, realmente, uma atmosfera de extrema paz e tranquilidade.
A comparação com o Ibirapuera (que fica razoavelmente perto) é inevitável e, nessa comparação, o parque da Aclimação pode ser descrito como um parque simples ou modesto. Mas não pode ser desprezado por isso. Tive momentos muito agradáveis em todas as vezes em que o visitei.


