Uma bela capela em São Pedro da Aldeia
A cidade de São Pedro da Aldeia tem uma ligação estreita com a de Anchieta no sul do estado capixaba. Originadas de aldeamentos jesuíticos, as regiões foram frutos do trabalho de catequese dos “soldados de Cristo”, que levavam bem a sério a religiosidade do povo (os nativos que formaram da aldeia de São Pedro, vieram de Anchieta, cerca de 500).
Estes deveriam “vigiar” a região através da administração de uma fazenda, assim como evangelizar os tupinambás que circulavam pela região de lagunas. O centro da cidade é demarcado por uma maciça construção, o ponto mais alto da cidade, representado pela Igreja dos Jesuítas (um dos poucos e belos exemplares da arquitetura sacra colonial do Brasil). Perto do templo e cemitério da ordem está a bela Igreja do Sagrado Coração que foi construída no fim do século XIX (1887) perto da Proclamação da República e nos auspícios da elevação da “Aldeia dos Índios” a vila.
No frontão da fachada se encontra os símbolos de São Pedro (padroeiro dos pescadores), a data da fundação e uma imagem do padroeiro da cidade. Integrando o conjunto arquitetônico da cidade e do reduto jesuítico, o local seria tombado na segunda metade do século XX. A visitação não é sempre aberta, devendo ser solicitada ou feita nos dias das festividades da paróquia.


