Paralelos e Meridianos são linhas ...
Paralelos e Meridianos são linhas imaginárias que servem para a orientação. E é exatamente pelo fato de serem imaginários que a minha imaginação voava, quando era criança. Ficava perguntando se existia uma linha real, se as pessoas passavam por cima se dividiam países e mais uma infinidade de questões que não me eram claras.
Na Autostrada A 21, que liga Turim a Piacenza e Brescia, existe uma placa informando o ponto por onde passa o Paralelo 45 ºN. É uma localização importante, pois uma vez atravessado o Paralelo 45 ºNorte fica-se mais próximo do Pólo Norte, do frio e da neve permanente. Tal paralelo serve, também, para a convenção de determinados conceitos. A velocidade do som, por exemplo, é de 340 m/s se, e somente se, for medida no Paralelo 45 ºNorte, a uma temperatura de 15 ºC, com pressão atmosférica de 1013,2 Mbar e ao nível do mar, Se uma dessas variantes muda, muda também a velocidade do som. Assim como a temperatura de ebulição da água, baseada nas mesmas condições.
Interessante? Nem tanto. O que predomina nesse caso é a magia que permanece desde a infância e não resisti à tentação de filmar a placa, voltando de Turim para Piacenza. O barulho do tráfego da estrada e a música de Lucio Dalla que tocava no rádio do carro naquela hora não diminuíram a estranha sensação que sinto a cada vez que passo por ali. Pelo menos uma das perguntas da minha infância foi respondida: As pessoas passam por baixo, e não por cima da linha do paralelo.