O Palácio do Tribunal de Piacenza foi ...
O Palácio do Tribunal de Piacenza foi edificado na Idade média e pertencia, inicialmente, à potente e rica família Landi. Mas um complô contra Pier Luigi Farnese, ao qual teria participado um membro da família Landi, fez com que o filho de Pier Luigi, Ottavio Farnese, requisitasse à família Landi a construção.
Os Farnese, duques de Piacenza, utilizaram o prédio como a sede do Supremo Conselho de Justiça e, algum tempo depois, o transformaram em Tribunal das Finanças. Hoje o Palácio abriga o Tribunal de Justiça, a corte de apelo local e a Prefettura (órgão do Ministério do Interior cuja função é representar o governo em uma província, coordenar as atividades estatais, controlar os órgãos administrativos locais, tutelar a ordem e a segurança pública. Geralmente o Prefetto é traduzido para o português como sendo o delgado de polícia, mas é um cargo que sobrevive desde o Império Romano e de difícil tradução).
Muito da antiga construção se perdeu, restam alguns detalhes de ornamentos antigos e o interior do prédio foi modificado para atender às exigências das funções que ocupou no decorrer do tempo. Mas à entrada encontra-se um magnífico portal de mármore do escultor lombardo Giovan Pietro da Rho, autor de outro esplêndido portal, o do Palazzo Stanga de Cremona, exposto no Louvre.


