Allan Robert P. J.
O Palazzo Comunale de Cremona é de ...
O Palazzo Comunale de Cremona é de origem medieval e sua estrutura permaneceu inalterada até o século XV. O austero edifício foi construído a partir de 1206, como testemunha uma lápide na fachada, com uma planta irregular típica do “broletto” lombardo (na Era Medieval, broletto era como se chamava a praça onde ocorriam as assembleias populares).
Em 1245 a estrutura foi ampliada e passou a englobar a torre cívica. Outras intervenções importantes aconteceram a partir da segunda metade do século XV, até a atual forma da fachada, obra de Voghera, onde é possível reconhecer três elementos distintos: Os pórticos com arcos agudos, as janelas restauradas em 1496 e a coroa merlada. Sob o pórtico se conservam alguns afrescos originais do século XI.
Hoje, no antigo edifício do século XI com decorações quinhentistas, o piso superior hospeda a coleção cívica que tornou famosa a cidade como capital mundial da lutheria: “Gli Archi di Palazzo Comunale”. Mas outras salas despertam o interesse do visitante, como “La Sala della Giunta”, o salão onde se reúne a Câmara de Vereadores da cidade.
Com o Torrazzo, a Catedral, o Battistero e a Loggia dei Militi o Palazzo Comunale constitui o cenário arquitetônico de uma das mais belas praças medievais da Itália.
Ler mais



+15