Má utilização do dinheiro
O palácio do parlamento é o campeão de todas as categorias da má utilização do dinheiro procedente dos impostos dos pobres romenos durante a ditadura. Um edifício de pedra enorme, que tem a triste particularidade de ser o segundo maior edifício do mundo, sendo o primeiro o Pentágono de Washington. É o edífio oficial mais famoso e discutido da cidade. Foi construido durante a ditadura de Ceaucescu, entre 1984 e 1989, e trabalharam na obra 400 arquitectos e 20.000 construtores civis, escavando cada vez mais o déficit do estado romeno.
Enquanto isso, este não tinha dinheiro para construir escolas, pontes ou estradas. Com 84 metros de altura, o palácio do parlamento tem mais de 60.000 metros quadrados de superfície no solo, umas mil divisões, das quais 440 são escritórios, salas de conferências e recepções, algumas com mais de 2000 metros quadrados. Está tudo fora de proporção, se considerarmos que o país nem tem metade do tamanho de Espanha.
A princípio foi chamado de Casa do Povo, e tinha de concentrar todos os poderes debaixo do mesmo tecto, ao redor do ditador, que viveria por ali. Hoje, a paisagem à volta é muito moderna, mas ao início, não só era um projecto louco, como também estava no meio do nada, acentuando assim a sua gordura e o seu lado inútil. É possível visitar o palácio, e a galeria de arte moderna que há lá dentro, mas não é muito interessante.


