Leo Araújo
Um belo prédio da capital carioca
Quando D. João VI chegou ao Brasil no início do século XIX ele inaugurou o que seria a Praça do Comércio, um lugar para a reunião de negócios dos comerciantes na então capital do Reino Unido e Brasil e Portugal.
Esta praça, como dizem os comerciantes do Rio, foi o arquétipo do futuro Palácio do Comércio, o belo prédio da Rua da Candelária que chama a atenção de quem passa pelo local. Utilizado em muitas ficções, o palácio foi construído na primeira metade do século XX e lembra as construções estrangeiras da época. Sua fachada é de uma extrema beleza, adornada com temas mitológicos que evocam a atividade do comércio desde a antiguidade.
Assim também é o seu hall e salões interiores que possuem alto relevos tal como nos grandiosos prédios antigos. Um tributo à arquitetura, com diversas histórias para contar, o Palácio do Comércio, além de joia da arquitetura carioca, é um dos prédios mais belos do centro do Rio de Janeiro. A contemplação da sua fachada, por si só vale a visita, portanto, se estiver passando pelo quarteirão cultural do Rio, visite o Palácio do Comércio.
Ler mais



+5