Aonde você quer ir?
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Casa do Paço de Dalvares

2 opiniões sobre Casa do Paço de Dalvares

Casa do Paço

A Casa do Paço de Dalvares é o principal edifício histórico da cidade, classificado como Monumento Nacional por seu notável valor e importância histórica, cultural e social que leva acompanhado. Fica em uma pequena colina com vista para a rua.

É um edifício medieval senhorial, que pertenceu a Egas Moniz e seus descendentes. Foi construído em épocas diferentes, em pedra de granito, e tem um edifício principal com dois andares, ao qual se acrescentaram posteriormente mais dois edifícios que formam a letra U, ficando no centro um pátio em torno do qual são dispostos as diversas dependências. No segundo andar se destaca a varanda em granito com corrimão de ferro para visualização, e em seu interior diferentes janelas abertas nas grossas paredes e a escada de pedra.


Esta casa foi uma quinta criada no início da monarquia. Era parte de um conjunto constituído de economia agrícola formada por: A casa propriamente dita (onde vivia o Senhor) e um vasto campo agrícola de exploração agrária operado por seus funcionários e operários (estas terras cobriam grande parte da atual cidade e incluía até o Mosteiro de São João de Tarouca). É engraçado porque até mesmo a água do rio Varosa lhe pertencia, e uma vez que saciava a necessidade de irrigação das suas terras era quando cedia aos moradores da cidade a água excedente. Com a morte, em 1894, de João Peixoto da Silva de Almeida Macedo e Carvalho (último descendente de Egas Moniz), começaram a vender as terras deste senhorio a diversos proprietários, e a casa caiu em um estado de abandono.

Foi recentemente restaurada pela Câmara Municipal de Tarouca e abriga o Museu do Espumante Murganheira, a sede da Irmandade do vinho Espumante e da Comissão Vitivinícola Regional Távoras-Varosa, assim como una pequena cafeteria e um espaço de acesso a internet gratuita aos habitantes locais. Nele se realizam atividades culturais, quando o visitei coincidiu com uma peregrinação popular, resultou ser o XIII encontro de Tocadores de Sanfona e de Contadores de Desafio. Também forma parte da chamada rota das Vinhas de Cister.
Ler mais
+7

Um lugar com história!

Excelente
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Casa do Paço de Dalvares