Falamos do período compreendido entre 1417 e 1438
Falamos do período compreendido entre 1417 e 1438. Estas ruínas lindíssimas encontram-se em Herat (Afeganistão) e são compostas por 6 minaretes e duas salas com abóbadas. O mausoléu de Gawar Shad (que é como realmente é conhecida) tem uma cúpula muito bonita, assim como um belo jardim. Antigamente, o mausoléu era um lugar de culto (funerário e religioso) construído por Gawar Shad, mas que infelizmente, como poderão ver nas fotos (e como é habitual no Afeganistão), encontra-se muito deteriorado e destruído devido às guerras e conflitos armados.
Como dizia antes, em 1863 os cimos de todos os minaretes foram destruidos pelo fogo em conflitos armados. 2 dos 4 minaretes da mesquita foram destruidos por um tremor de terra em 1932, e apenas sobrevivem actualmente com grandes dificuldades. Era tal a devastação que se estava a produzir com estes monumentos, que a Sociedade pela Preservação do Património Cultural de Afeganistão contemplou o facto de que fossem necessárias obras de conservação de emergência no ano 2001.
Ou seja, construcção de muros de protecção à volta do mausoléu e Shad Gawar Sultão madrás, a reparação dos restantes minaretes da zona principal, e a reflorestação do jardim do mausoléu. Como vos disse, o complexo tem 5 minaretes, que felizmente continuam de pé mas que estão sujeitos por cabos. Vale a pena visitar este lugar porque é um dos sítios mais encantadores de Herat.


