Olímpia é o santuário dedicado a Zeus Ol...
Olímpia é o santuário dedicado a Zeus Olímpio, foi a sede da mais importante competição esportiva da antiguidade: Os Jogos Olímpicos. O sítio arqueológico fica na periferia da cidade, mas com o atual ritmo de crescimento urbano, temo que se nada for feito a pressão imobiliária irá circundar completamente aquele maravilhoso lugar.
A parte os recentes restauros de algumas colunas, concomitantemente com os Jogos de 2004, restam apenas ruínas dos antigos templos, da academia e do ginásio circundado de oliveiras. A famosa estátua de Zeus, de marfim e ébano, esculpida pelo ateniense Fídias, quando a cidade já estava sob o domínio de Esparta, era considerada uma das sete maravilhas do mundo. Mas dela só temos registros e documentos, não sobreviveu até os nossos dias.
Mesmo sem o esplendor de uma época, a experiência de visitar Olímpia é algo fascinante. O único inconveniente é o barulho das máquinas fotográficas. Muita gente vai até lá apenas para fotografar e se esquece de admirar o que resta de uma das mais importantes obras do género. Talvez se divirtam com as fotos, depois. Eu prefiro sentir o lugar, respirar o ar, reparar detalhes, caminhar descalço e, se lembrar, tirar algumas fotos. O mais importante é estar lá, a fotografia ficará impressa na mente para sempre, se for tirada com os olhos e os sentimentos. Em silêncio.
Como em qualquer outro lugar turístico da Grécia, não há um momento melhor para visitar Olímpia, mas evito o período do verão europeu, preferindo o fim da primavera ou início de outono, quando o fluxo de turistas é menor.