gabriela chavez acevedo
Mausoléu da pátria
O Panteão Nacional é o mausoléu do país, onde estão os restos mortais de Simón Bolívar desde 28 de outubro de 1876.
O pórtico, janelas e portas têm forma arqueada, desde que foram construídos, em estilo neogótico.
A distribuição interior se compõe de três naves separadas por colunas. O teto é decorado com pinturas de Tito Salas, contando as glórias de Simón Bolívar. Há um grande lustre de 4.000 peças e 230 luzes, que foi instalado em 1883 para celebrar o centenário do nascimento do Pai da Nação.
A nave direita se dedica ao Generalíssimo Francisco de Miranda, o precursor de nossa independência, e a esquerda ao Grande Mariscal de Ayacucho, Antonio José de Sucre.
Anexados às capelas laterais podem-se ver outros monumentos erguidos à memória de outros heróis do país, como o Cacique Guaicaipuro, o Dr. José María Vargas, Fermin Toro, Andres Eloy Blanco, Cipriano Castro, Romulo Gallegos, Cacique Guaicaipuro, Jose Antonio Paez, entre outros... estão enterradas apenas três mulheres: Teresa de la Parra, Teresa Carreño e Luisa Cáceres de Arismendi.
No piso de mármore tem placas quadradas onde estão inscritos os nomes de outros heróis. Da mesma forma, nas paredes você pode ver oferendas dedicadas e nossos heróis como gratidão nacional e internacional.
A entrada é gratuita e o horário de visita é: de terça a domingo das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30.
Ler mais



+2