Uma experiência única
Dentro da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Saragoça, estão expostas permanentemente as lanternas de cristal que saem ao anoitecer a cada 13 de outubro em uma procissão, simulando as contas de um rosário.
Todas as peças são feitas à mão, alguns delas têm mais de um século de idade.
As lanternas representam, algumas no formato de janelas, os Mistérios Gloriosos, Luminosos, Gozosos e Dolosos. Também encontramos representações monumentais de lugares emblemáticos, que são transportadas em grandes carros alegóricos. Todos eles compõem o Rosário de Cristal.
Se você visitar Saragoça, eu recomendo que você vá a esse museu, pois realmente vale a pena e é fácil deixar ele passar despercebido. Tours são realizadas a cada meia hora com as pessoas que vão chegando e a visita começa acompanhada por uma voz em off, quando você entra está tudo escuro, as lanternas vão se iluminando uma a uma e, finalmente, todas são iluminadas e você têm um tempo para vê-las detalhadamente.
Quando fomos não havia ninguém e fizemos a visita sozinhos, foi uma experiência muito agradável, independentemente da compartilhar ou não da crença religiosa. Estar no escuro, em silêncio e poder contemplar estas obras de arte iluminadas foi a coisa mais bonita que me lembro da visita a Saragoça. E se você tiver a chance de participar da procissão, deve ser algo único.


