Um tributo a um grande artista capixaba
Com dezenas de atrações naturais (das quais as belas praias sempre acabam brilhando mais), outras acabam sendo eclipsadas em Vila Velha. Mas essa região tem muito mais a oferecer que sua famosa costa e quando vou a um lugar, tento viver diversas experiências. Foi andando pela cidade da Grande Vitória (voltando de um roteiro blockbuster) que me deparei com curiosos e instrutivos centros culturais do centro histórico de Vila Velha.
As centenárias casas abrigam dois museus, um etnográfico (Casa da Memória) e um ateliê/memorial. Este último, conhecido Museu Homero Massena, é dedicado ao artista capixaba (embora seja mineiro e adotou o Espírito Santo como sua casa) considerado um dos expoentes da arte moderna Brasileira, com obras expostas em diversas galerias fora do Brasil.
O local, Museu Homero Massena, divide suas instalações (que foi a última residência do pintor) em exposições suas e alguns materiais que contam a trajetória do homenageado e a cidade de Vila Velha. Um belo programa, o museu deve ser visitado junto as atrações que compõe o percurso do centro histórico. Vale a pena conhecer a história deste artista que pregava a simplicidade em meio ao discurso eufórico do modernismo pós-guerra que se instalou no Brasil.


