A diversão dos imigrantes
A cidade de Araguaia, no município capixaba de Marechal Floriano, talvez seja o lugar das Montanhas Capixabas com o maior numero de museus por metro quadrado. Só perto da estação eu contei cinco, que através dos vestígios materiais e bens doados por alguns imigrantes contam um pouco da história local.
Na realidade a presença da imigração é bem marcante nesta parte do estado e o tema das casas de cultura e museus convergem para a história destes que vieram atraídos pela promessa de uma vida melhor nas Américas. Junto ao Museu da Imigração (Ezequiel Ronchi), Casa Rosa e do Nono, o Museu do Esporte de Araguaia conta um pouco da vida das pessoas que formaram as povoações naqueles rincões ainda na segunda metade do século XIX, só que neste museu o enfoque é o divertimento ou lazer, se assim podemos dizer, dos mesmos.
A família Ronchi também é presente na localidade e portanto, grande homenageada neste que também é conhecido como Museu do Esporte Rafael Ronchi. A poucos passos dos pontos de interesse no centro de Araguaia, o Museu do Esporte completa o grupo de centros culturais que narram a vida quotidiana dos imigrantes.


