Triste parte da historia
Cesky Krumlov é uma simpática cidade ao sudoeste da República Tcheca. O grande atrativo do lugar é o seu belo centro histórico que, com suas vielas estreitas e telhados em laranja, preserva seu aspecto medieval que atrai tantos visitantes. Por conta desse clima agradável, em um primeiro momento evitei entrar no Museu da Tortura, que fica bem na praça central.
Porém, esgotadas as possibilidades, e também tomado por curiosidade histórica, resolvi conferir o que a atração oferecia, sem ter muita ideia do que encontrar. E tenho que dizer que fui positivamente surpreendido - de uma maneira mórbida. O local é construído de forma a emular a opressão claustrofóbica de uma masmorra medieval, com direito a gritos de dor (gravações, não verdadeiros) ao fundo.
Para aqueles interessados nesse sombrio período da história, o museu é um prato cheio. Uma grande coleção de instrumentos de tortura é exposta nos corredores, intercaladas por representações artísticas do terrível espetáculo. Há também descrições completas dos "métodos" empregados pelos algozes. Algumas são de revirar o estômago...
Apesar do contraponto com o ambiente tranquilo de Krumlov, creio que essa cidade é o local para esse tipo de experiência, dando uma visão mais completa desse período histórico e mostrando que uma aparência pacata pode esconder segredos sombrios.