Leo Araújo
A casa da patrona da arte de Valença
A opulência do café do Vale do Paraíba, fizeram de Valença a “Princesinha da Serra”. Porém como muitas riquezas e fortunas, o dinheiro do café um dia se foi e muitas mudanças ocorreram neste período. Foi assim que a família Pentagna entrou na história da cidade.
Imigrantes italianos em busca da fortuna nesta que deveria ser a terra prometida, os Pentagna adquiriram o imóvel, um casarão do século XIX que foi vendido como muitas propriedades durante a crise do café. Com o dinheiro de suas estalagens eles transformaram a residência na qual viveu Léa Josephina Pentagna. Amante das artes e de espírito filantrópico, Léa Pentagna apoiava diversas manifestações culturais, muitos realizados na casa.
Esta conta com um acervo que além de contar a história da imigração no Brasil na virada dos séculos XIX e XX, integra um dos muitos centros culturais de Valença. O local se transformou em fundação e museu após a morte de Léa Pentagna e realiza diversas atividades.
Tombada no século XXI, a casa chama a atenção por seu mobiliário e jardim, que fazem do local um excelente programa para visita a região do Vale do café Fluminense, que pela história e dedicação, vale a visita.
Ler mais
+2