Allan Robert P. J.
De 18 de Setembro a 10 de Novembro de...
De 18 de Setembro a 10 de Novembro de 2010 acontece a mostra “Eu Massai, perco a terra”, no Museu Cívico de História Natural de Piacenza. O evento trata do drama da desertificação e dos exilados ambientais. A intenção é chamar a atenção e propor um percurso entre as terras africanas para conhecer um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo, que está interessando também algumas áreas do continente europeu: A desertificação e seus múltiplos êxitos. As consequências mais evidentes são aquelas naturais, relativas ao ambiente e ao solo, e aquelas sociais, relativas ao potencial de desenvolvimento e à qualidade de vida das comunidades locais.
Basta pensar que os massais eram pastores nômades, mas que por causa da desertificação são constritos a fixar residência e a mudar os próprios hábitos, enfrentando dificuldades diárias na busca de recursos hídricos, alimentares e energéticos. Assim, a mostra nos informa sobre dois irmãos muito jovens que se revezam no pastoreio de camelos, para que ambos possam frequentar, ainda que esporadicamente, a escola; nos convida a levantar um recipiente d’água que os massais são obrigados a transportar por quilómetros todos os dias, ou nos convida a imaginar as dificuldades em uma das atividades que ocupa a maior parte do tempo dessa tribo massai na Tanzânia setentrional: Encontrar lenha em uma terra devastada e desprovida de árvores.
A exposição ainda mostra indumentos, adornos e armas utilizadas pelos massais, sempre muito coloridos, dando-nos uma imagem de um povo alegre e triste, ao mesmo tempo. Um alerta para os problemas que a desertificação pode causar, não importando se a área atingida é a pobre Africa ou a rica Europa.
Diariamente das 9:30 às 12:30 h. E das 15:00 às 18:00 h.
Ler mais