Leo Araújo
Um monumento a herança italiana
A cidade de Porto Real é bem recente, já que o município fazia parte de Resende até 1995, porém história e tradição não faltam a localidade. Falando de História, dizem que a região na qual existia um porto no Rio Paraíba do Sul (daí o nome da cidade) encantou o imperador D. Pedro II pois em meados do século XIX, a vila possuía ares de uma cidade do interior europeu.
Dentro da política migratória do Império no final do século XIX o imperador resolveu “fazer um teste”, trazendo algumas dezenas de italianos para a cidade. Nasce a partir desta pequena vila, a saga da imigração italiana no Brasil, que conheceria seu surto nas passagens dos séculos XIX e XX trazendo uma pitada mediterrânica para nossa herança cultural.
Os moradores de Porto Real têm muito orgulhos desta herança, tanto que foi erguido na cidade o Monumento Centenário da Colônia Italiana. O monumento antigamente consistia em um busto do Rei Vittorio Emanuelle II, o “primeiro rei da Itália”, do qual os italianos da época tinham muito orgulho devido a unificação do país.
Mas com a guerra, o temor a represálias e depredações, o busto do rei foi tirado e colocado o de Enrico Secchi, personalidade que na época ajudou as famílias que vieram para o Brasil. O monumento é, portanto uma lembrança de uma trajetória muitas vezes árdua desta colônia italiana que se orgulha em ser a primeira do Brasil.
Ler mais



+2