Um monumento àqueles que ajudaram a construir o Brasil
Marco da colonização europeia no Brasil, a cidade de Domingos Martins tem sua importância por ser um dos principais locais a receber italianos e alemães na segunda metade do século XX (os mesmos foram atraídos pelas promessas do governo imperial que desejava substituir o trabalho escravo pela mão de obra europeia).
Como uma homenagem àqueles que desbravaram o interior das serras capixabas, o poder local erigiu em 1954 um momento a este movimento migratório. Localizado na região central da cidade, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, ao lado da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins, o momento feito em bronze e mármore foi construído escultor Carlos Crepaz e se tornou um dos pontos turísticos locais.
Quem passa pela praça ou pela rua principal da cidade não deixa de notar a icônica obra, representado um lavrador vislumbrando o horizonte com uma mãe sentada a amentar o filho. Desta forma pioneirismo, trabalho e fertilidade são evocados na bela escultura que passou a fazer parte do patrimônio da cidade.


