Monasteries of Haghpat and Sanahin
Estes dois mosteiros bizantinos estão na região de Tumania e foram em seu tempo, grandes escolas. Representam o estágio de florescimento da arquitetura religiosa armênia, que tem um estilo único que mistura elementos da arquitetura eclesiástica bizantina e da arquitetura da região do Cáucaso.
Sanahin é uma vila no norte de Norri que em armênio é "este é mais do que isso", talvez este nome se refere ao mosteiro vizinho.
Haghpat, está localizado ao norte de Sanahin e é famosa por seu belo conjunto, que inclui a torre do sino, a igreja que contém um afresco de Cristo sobre o altar, uma capela e uma biblioteca. Ambas as duas aldeias e seus mosteiros são semelhantes em muitos aspectos, e fazem uma meseta, separados por uma fenda profunda formada pelo fluxo do rio Debed.
Estes complexos pertencem à Igreja Apostólica Armênia e parte de sua fama deve-se aos khachkars, que são pedras com gravuras representando uma cruz e decoradas com rosetas, folhas, uvas, discos e outros motivos ornamentais.
Ambos os monastérios são uma mistura de estilos arquitetônicos e religiosos e são lugares que merecem uma visita, tanto por sua rica cultura como pela sua beleza.