O novo mirante do santuário
Construído na segunda metade do século XVI, nos primeiros anos do Brasil, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. O que chamou a atenção do Frei Pedro Palácios (fundador do complexo religioso), além da localização privilegiada foi a vista magnífica, com a qual os religiosos se deparavam em seus trabalhos de meditação.
No Largo do Convento (a parte baixa do santuário) foi construída a primeira ermida da região, dedicada a São Francisco de Assis. A partir de então outras construções foram sendo agregadas. Muitos visitantes vão ao local por conta da vista que este proporciona, lá de cima dá para observar vários pontos das cidades de Vila Velha e Vitória, suas praias e até mesmo a região serrana que cerca a costa sul.
Além do mirante principal, conhecido como Mirante do Convento, que sempre foi um ponto tradicional da cidade, o sucesso foi tanto que construíram um novo, integrado na natureza que integra o morro. E essa foi a intenção da nova construção, priorizar o verde e dar uma nova perspectiva do morro do convento. Batizado de Mirante São Francisco de Assis, o mesmo fica atrás a capela pioneira do santuário (de São Francisco) e conta com um jardim e área de descanso com bancos para os visitantes.
Desde cedo o novo ponto de visitas do santuário agradou os turistas que tem uma visão privilegiada da mata, o Morro do Moreno e a Terceira Ponte.


