Daniel Martins
Transporte público + arte brasileira
Há pessoas que possam estranhar a recomendação de ir a uma estação de metro como passeio turístico. Entretanto, logo ao entrar pelo corredor que lhe dá acesso, você irá entender. Pelas paredes, vê-se todo um recorrido histórico da Literatura Brasileira, passando por trechos e uma breve biografia de grandes nomes tais como Pero Vaz de Caminha, Machado de Assis, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Clarice Lispector, entre outros. Já em seu interior, a estação sempre apresenta algum tipo de exposição artística, sobretudo quadros de novos artistas que ainda passam por seu período de formação. A temática e o estilo dos quadros sempre muda conforme a ocasião.
Já houve momentos também em que foi deixado um piano para que qualquer músico de ocasião que por ali passasse pudesse tocar, conforme estipulado pela própria programação artística da companhia de metro de São Paulo. Muitas pessoas paravam, tocavam, agradando o ambiente e desenterrando a todos que paravam para escuta-los. É possível que esse acontecimento volte em algum momento segundo pedem os próprios usuários.
A estação Santa Cecília fica aberta das 4h40 até 00h23, sendo recomendável visita-la em horários alternativos aos horários de grande fluxo (6h-9h30 ou 17h-20h) durante a semana ou então, preferencialmente, nos finais de semana, podendo-se aproveitar a oportunidade de também ir participar das atividades do minhocão.
Ler mais



+2