Uma das obras mais emblemáticas da Grécia
O complexo de mosteiros ortodoxos de Meteora, construídos entre o século XII e XIV, é uma das obras mais emblemáticas da Grécia. Declarado Património Mundial pela UNESCO, este conjunto de 24 mosteiros de que agora só restam 6, foram construídos no topo de picos arenosos onde, há 25 milhões de ano, existia o mar.
Chegados da cidade de Trikala – a cidade de maiores dimensões mais próxima do local – e à medida que vamos penetrando na pequena vila de Kalambaka, os picos começam a fazer-se notar, num equilíbrio impressionante, tornando a paisagem numa vista indescritível. O verde toma conta da montanha e a estrada que a serpenteia, leva-nos aos mosteiros, que parecem ficar nos picos do mundo. Além da estrada – onde é possível encontrar autocarros e táxis – existem também trilhos mais ou menos marcados pelo meio da floresta, que torna a subida uma experiência muito mais interessante.
Algumas publicações ligadas á escalada, atribuem a estes picos o grau máximo de dificuldade a um profissional, se este levar todo o material disponível hoje em dia para a prática da mesma, sendo ainda uma curiosidade, o facto destes terem sido construídos naquele século tão afastado, onde o material para escalada era inexistente, nas proporções que conhecemos hoje.
Todos os mosteiros são pagos, embora o custo seja muito reduzido. No entanto, alguns visitantes poderão ficar um pouco desiludidos, já que o acesso aos mesmos é muito limitado, visto que muitos ainda têm monges.
Os alojamentos podem ser encontrados em Trikala - se a escolha for ficar numa cidade de maior dimensão - ou então no sope dos picos, com vista para o complexo de mosteiros, num dos muitos hoteis, pensões e parques de campismo existentes na área.