Karla Larissa Jesus Santos
Ginga com tapioca só no Mercado da Redinha
O prato típico natalense mais famoso surgiu no Mercado Público da Redinha, praia da zona Norte de Natal. É a ginga com tapioca, criação da Dona Dalila, que hoje se tornou típico do mercado. A criação é dos anos 50 ou 60 e faz sucesso até hoje.
A ginga é um peixinho que é frito com óleo de dendê bem quente e servido em quantidade dentro da tapioca, que é feita a base de goma de mandioca.
A ginga com tapioca é vendida também por ambulantes na praia, mas a legítima só no Mercado da Redinha, que fica quase em frente à igrejinha de Nossa Senhora dos Navegantes, branca e azul (na mesma praia a outra igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, a de pedra).
O pedido é feito no mercado, que é bem simples, mas para comer é bom mesmo ficar em uma mesa de frente para o mar. O prato harmoniza perfeitamente com uma cervejinha bem gelada.
O trabalho de Dona Dalila tem tido continuidade não só por sua filha e sucessora, Dona Ivanize Januário, do boxe 13, como também pelas permissionárias dos demais boxes do mercado.
Para chegar até a Redinha há duas opções: a ponte de Igapó, a mais antiga, e a Newton-Navarro, também chamada de Forte-Redinha. O acesso mais fácil é por esta última, basta descê-la, virar à direita e seguir em frente e chega-se a praia da Redinha.
Ler mais



+3