Maleo
A graciosa Maleo, na zona denominada “Baixo Lodigiano”, teria existido originalmente em uma localidade vizinha, mas a história não contém registros oficiais. Encravada entre as cidades de Lodi, Cremona e Piacenza, Maleo foi disputada por diversos nobres até que, em 1685, passou definitivamente à família Trecchi, de Cremona.
A zona, prevalentemente agrícola, possui alguns castelos, torres, igrejas e outros edifícios antigos, testemunhas de um período de lutas e conquistas. A vida ditada pelo ritmo rural convida ao ócio sem deixar de oferecer opções de lazer e gastronomia de qualidade. O rio Adda passa pelo território de Maleo e se divide em diversos canais, dando uma ajuda aos agricultores e pequenos pecuaristas que produzem, entre outros produtos, queijo do tipo grana.
A pequena estação ferroviária liga a cidade a Milão, Cremona e Mântova, mas durante a Primavera aconselho a bicicleta. Algumas construções históricas como o antigo castelo convidam a descobertas e longas pausas regadas ao vinho tinto das trattorias e bares. O castelo, também chamado “Villa Trecchi”, foi edificado na metade de 1500; a igreja “dell’Anunciata” e a “Collegiata dei Santi Gervasio e Protasio” também merecem uma visita. Inconfundível o arco na entrada da cidade, construido em 1685 em homenagem a Antonio Trecchi. E as pausas.


