Helena Compadre
Lendas e mitos de guimarães
Localizada no Largo da Oliveira, mesmo em frente à Igreja com o mesmo nome está uma árvore, uma "Oliveira" que nos conta uma velha lenda da cidade... A Lenda de Nossa Senhora da Oliveira.
Segundo reza a lenda existia, já no século XIV, uma velha oliveira que foi trazida do Jardim das Oliveiras, em Jerusalém e que secou. A árvore foi mantida ali, no mesmo sítio, seca, até que lhe colocaram uma cruz ao lado, a cruz que ainda hoje lá está, debaixo do Padrão do Salado (ou Padrão de Nossa Senhora da Vitória). Três dias depois a árvore renasceu. A notícia do renascimento da árvore atraiu muitos populares que quiseram ver de perto o milagre de "Nossa Senhora da Vitória", que passaria a chamar-se "Nossa Senhora da Oliveira".
A oliveira permaneceu na praça até 1870, ano em que, a mando da Câmara Municipal, foi retirada dali.
Em 1985, quando o centro histórico sofreu obras profundas para a candidatura a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, uma nova Oliveira foi colocada no lugar da antiga. Esta foi oferecida pelo arquitecto Fernando Távora, autor do projeto de requalificação do centro histórico.
Ler mais



+3