Portão de Entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
De um simples vilarejo de pescadores ao portão de entrada de um dos principais cartões postais do Brasil, os Lençóis Maranhenses. Assim se pode definir a cidade de Barreirinhas, no Maranhão, a 260 km da capital, São Luís. Todos os meses milhares de turistas de todos os cantos do planeta chegam aqui para conhecer o imenso parque com infinitas dunas e lagoas de cores cristalinas que dão o apelido para a região de “saara brasileiro”.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares, o mesmo tamanho da cidade de São Paulo. As lagoas de todos os tamanhos, profundidades e cores que se formam entre dunas gigantes são um verdadeiro milagre da natureza. Poucos sabem explicar, por exemplo, como peixes chegam a estas águas que secam todos os anos e ressurgem no período de chuvas.
Dentro do Parque Nacional apenas algumas casinhas de pescadores prestam suporte para os turistas, por isso Barreirinhas foi quem ganhou a fama de portão de entrada dos Lençóis, mesmo estando a algumas dezenas de quilômetros distante do parque. É aqui que está a maioria dos hotéis, pousadas e restaurantes e as agências de turismo e receptivo que levam aos passeios dentro dos Lençóis. Para visita-los, somente acompanhado de guias autorizados e o acesso só é possível em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco pelo rio Preguiças.


