Agradável surpresa
O museu Emílio Goeldi é uma das principais atrações de Belém. Passeando por suas alamedas e caminhos construídos no século XIX, podemos ver diversas espécies nativas no zoológico, além de uma bela amostra da flora regional. Mas o local é bem amplo, e a caminhada pode se mostrar bem cansativa, principalmente em um dia de verão com sol a pino. Já me perguntava o que faria para aliviar a fome e sede antes de completar a visita - não tinha percorrido ainda nem metade da extensão do parque.
Então, eis que me deparo com a Lanchonete Vitória Régia, na extremidade oposta à entrada principal. Já era quase 1 da tarde, e não havia outra opção no momento. Imaginei preços altos para explorar turistas, como costuma acontecer nessas ocasiões. Mas estava enganado! Os valores estavam bem em conta, e tudo parecia bem limpo, apesar da simplicidade. Pedi um prato de arroz com galinha e uma Unha de Caranguejo, os dois por apenas R$ 12.
A primeira observação é que subestimei a quantidade, pois o arroz com galinha já seria suficiente. O prato era bem caseiro e de ótimo sabor, com algum tempero "secreto" que não consegui identificar. Idem para o caranguejo, muito bem servido. Além disso, era possível tomar sucos naturais de diversos sabores a preços parecidos com os do Ver-o-peso. Completando, a refeição é saboreada em um ambiente agradabilíssimo, com mesas debaixo das sombras de uma árvore e com uma brisa restauradora. Definitivamente, uma opção interessante para os visitantes!


