A etapa final do famoso Rally Paris-Dakar
O Lago Rosa é mundialmente conhecido por ser a etapa final do famoso Rally Paris-Dakar. No entanto, não tem apenas essa atracção, guarda algo mais. No seu interior há uma grande quantidade de enxofre e algas que, com uma determinada luz, mais ou menos ao meio dia quando o sol está alto, adquire uma cor rosada que é incrível. A água é rosa durante um tempo, completamente rosa, e tudo o que está no seu interior adquire esse tom tão estranho.
Esta é uma das principais atracções deste lugar, que a essas horas se enche de curiosos que querem ver a água rosa. Para além disso, obtêm-se toneladas e toneladas de sal deste lago para o comércio. A quantidade de quilos que tiram por dias é incontável, os arredores do lago são todos brancos, cheios de montanhas de sal e camiões que o levam. E ali os trabalhadores que o recolhem têm as mãos gretadas devido ao contacto com o sal. Por cada dois litros de água, é possível obter mais ou menos um quilo de sal. É por isso que este é um dos lagos mais densos do mundo, ainda mais que o mar morto, e se nadarem lá não afundam porque a concentração de sal é tão alta que faz com que flutuem.
Não há muito mais à sua volta, apenas umas pequenas cabanas muito de selva onde vivem muitos dos que ali trabalham e que fazem o seu negócio particular quando chega o Rally, fazendo comércio com qualquer coisa. Se se anda um pouco em direcção à praia, vemos umas dunas imensas que nos apresentam ao imenso oceano atlântico. Costumam haver tours desde o hotel para chegar até lá. Fica a uns 30 km de Dakar, e a melhor opção, a menos que se queira ir por conta própria, é ir numa visita guiada num 4 por 4.