Em 1848 os delegados piacentinos...
Em 1848 os delegados piacentinos entregaram ao Rei da Sardenha e do Piemonte, Carlo Alberto di Savoia, os resultados do plebiscito e consequente documento de anexação à região do Piemonte, tornando-se, assim, a primeira cidade a aderir ao que no ano seguinte viria a ser o reino da Itália. Por esse motivo a cidade é conhecida como “La Primogenita” – a primeira – cidade do reino unido da Itália.
Anos mais tarde, Mussolini, já como chefe de governo do Reino da Itália, em reconhecimento à fidelidade da cidade, presenteou Piacenza com uma cópia fiel da Loba Capitolina – La Lupa. A obra é instalada em um monumento na antiga Barriera Roma, com a face voltada não ao centro da cidade, mas em direção à saída desta, como a protegê-la. Na sua base estão os agradecimentos à Primogenita e a data da fundação da cidade. Para a inauguração, Piacenza contou com a visita do próprio Mussolini, em uma rápida passagem, chegando em um avião que ele mesmo pilotava. Na realidade Mussolini agregava apoio e aliados, para os tempos duros que, como ele esperava, iriam piorar.
O local onde se encontra a Loba hoje se chama Piazzale Roma, onde termina a via Roma e começa a via Colombo, nome dado ao trecho urbano da via Emília, a estrada romana construída entre Rímini e Piacenza para o transporte de tropas. Ou seja, a Loba está onde termina a Via Emília.


