Kilmainham Gaol é uma antiga prisão
Kilmainham Gaol é uma antiga prisão, que agora abre as suas portas como museu. Fica à saída de Dublin, mas podemos chegar lá de autocarro; não apanhes um táxi, porque tardas imenso tempo e pode-te sair muito caro.
A prisão está aberta como museu desde 1986. É famosa na História da Irlanda porque muitos líderes da independência do país, que então eram uma colónia britânica, foram levados para Kilmainham.
Foi construída em 1796, com a ideia utopista de que se separariam as mulheres e as crianças dos homens, já que antes estavam todos juntos, e as pobres mulheres passavam de tudo.
Pouco depois, com a "fome das batatas", o país morre de fome, e as pessoas, com a perspectiva de ter um tecto e três refeições por dia, começam a fazer de tudo para que os prendam, e a prisão ultrapassa largamente o número ideal de prisioneiros. Depois em 1916, durante a onda de protestos dos irlandeses, são presos os "pais" da independência.
Tudo isto é explicado na visita guiada à prisão, que dura cerca de uma hora, e que custa cerca de 6 €. É muito interessante porque o guia sabe muito sobre as histórias dos prisioneiros.
Tenho que mencionar ainda que uma das histórias mais interessantes tinha a ver com um dos revolucionários: foi-lhe permitido casar-se na prisão e estar cerca de cinco minutos a sós com a sua mulher, para depois ser imediatamente executado.
De referir ainda que esta prisão já foi cenário de vários filmes, incluindo do famoso "In the name of the father" com o Daniel Day-Lewis.


