Aonde você quer ir?
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Jardim da Memória

30 hotéis
Aplicar
Estrelas (0)
1
2
3
4
5
Tipo de hospedagem (0)
Outros...
Serviços (0)
Outros...
Avaliação (0)
Restaurar campos
+3

2 opiniões sobre Jardim da Memória

27 de Janeiro

27 de Janeiro é o “Dia da Memória”. Uma data para recordar o holocausto e para manter-nos alertas, evitando que erros como aquele não se repitam. Porque de erro se trata. Acreditar que uma raça possa ser superior a outra não é racismo, mas ignorância. Ignorância dos fatos históricos, da formação da espécie humana e de como a miscigenação contribui para o progresso biológico da humanidade.

No dia 27 de Janeiro de 2005, inaugurou-se em Piacenza o “Jardim da Memória”. Está escrito na placa à entrada do jardim: “Dedicado às mulheres e aos homens do território piacentino deportados nos campos de concentração nazistas (1943 – 1945) 27 de Janeiro de 2005”. Achei muito correta a indicação de “mulheres e homens” e não apenas de “judeus”, como sempre acontece nessas ocasiões, pois, apesar de os judeus terem sido o maior grupo vítima das atrocidades da Segunda Guerra pelos nazistas, outros grupos étnicos também sofreram o mesmo destino.


A verdade é que o jardim está lá, como marco da memória. Mas na minha opinião foi apenas um ato político. O jardim, na realidade, era a parte dos fundos inutilizada da Galleria d’Arte Ricci Oddi, por onde até hoje entram os carros dos funcionários da galeria, cujo estacionamento fica depois do jardim. Ao lado do jardim existe uma escola do nível elementar, que, por gentil concessão da galeria, usam-no como área recreativa nos dias quentes do ano. Do uso dos alunos ao acesso público foi um passo, com doação ao município e consequentes descontos nos impostos municipais. A galeria instalou alguns bancos, encomendou um monumento simbólico que instalou na entrada do jardim e entregou a área à prefeitura. A única concessão é o trânsito dos poucos veículos rumo ao estacionamento da galeria.

Apesar dos poucos cuidados o jardim recebe visitas regularmente. São pessoas que moram nas imediações e aproveitam as sombras das árvores para descansar ou ler, sem ter que enfrentar o trânsito; são fumantes que, como eu, sentam-se ali a ouvir o rumor movimentado da Stradone Farnese e a algazarra da escola ao lado enquanto fumam um charuto em paz, sem incomodar ou serem incomodados; são visitantes que, cansados da longa caminhada pelas ruas do centro, encontram um local tranquilo para descansar, conversar ou meditar. É um pequeno jardim. Poderia ser mais bem cuidado. Não tem estátuas ou outros monumentos além do já citado, mas presta um serviço aos cidadãos que a administração pública desconhece.

Abre de Outubro a Fevereiro das 7:30 às 18:30 h., e de Março a Setembro das 6:30 às 22:00 h.
Ler mais
+4

Excelente
Ver original
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem
30 hotéis
Aplicar
Estrelas (0)
1
2
3
4
5
Tipo de hospedagem (0)
Outros...
Serviços (0)
Outros...
Avaliação (0)
Restaurar campos

Informação Jardim da Memória