Ilha milenar
Consigo imaginar os pré-incas vivendo nesta ilha e na região há alguns milênios. Na ilha onde há um labirinto de sacrifícios humanos, nas casinhas baixas de barro, na trilha que liga o sul ao norte e na dureza dessa terra cheia de pedra.
Dá para imaginar alguém percorrendo o mesmo trajeto que eu, sem imaginar quantas milhares de pessoas fariam aquilo depois, quantas pessoas veriam os Andes à distância com o topo nevado se misturando com as nuvens. Também imagino alguém convivendo com aquelas praias geladas, azuis e desertas e com essa altitude de quase 5 mil metros.
O acesso à ilha é somente de barco e como várias companhias oferecem o passeio é possível encontrar várias opções em Copacabana. Quem deseja aproveitar a ilha somente por um dia, pegue o primeiro barco do dia, pois o trajeto é demorado até chegar na ilha e a caminhada é longa e íngreme.
A primeira parte da caminhada é feita com um guia local (sem tradução) e te leva a alguns museus com vestígios de dinossaauros e dos pré-incas. Depois, coragem e avante! A estrada é longa e você precisa chegar ao outro extremo da ilha no fim do dia se não quiser perder o barco.
Leve água, coca para mascar, boné, lanches e papel higiênico, a trilha é bem rústica. Você deve pagar pedágio em 3 pontos da ilha (desconheço os motivos), então esteja preparado com trocados.
Aproveite a vista!


