Porta de entrada para esta ilha
A cidade de Moyogalpa é a porta de entrada para esta ilha a sul da Nicarágua; extensão vulcânica emergente do lago Nicarágua (ou lago Cocibolca) em forma de ilhas. A de Ometepe, de um tamanho maior, e o arquipélago de Solentiname ainda mais a sul. Esta visão onírica de um lago do tamanho de um mar no meio da Nicarágua como uma ilha coroada por dois vulcões, o Maderas e o Concepción (este último está activo).
No território nicaraguense encontram-se 24 vulcões, muitos deles activos. Eu tive a oportunidade de aceder à ilha (as fotos foram tiradas desde o continente), mas animo-vos a procurarem esta região pré-colombiana no Google Earth ou que procurem fotos da mesma, pois é uma verdadeira recriação das terras pré-colombianas e de natureza agreste, ressurgindo da civilização.
As pessoas de Moyogalpa e Altogracia (as duas cidades da ilha) exportam a sua produção agrícola, mas também vivem do turismo que, geralmente, não se perde este lugar. Os autocarros percorrem a ilha de ponta a ponta, por isso também não há qualquer problema de infraestruturas na ilha.