O templo do padroeiro da cidade
Nas últimas décadas a cidade Miguel Pereira e seus arredores veem despontando no cenário turístico do Estado do Rio de Janeiro. Porém, a cidade quer se mostrar como um roteiro turístico completo, pois além de paisagens de tirar o fôlego e seus famosos hotéis fazenda, Miguel Pereira demonstra tradição e história através de diversas construções.
Uma destas, no centro da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é lugar não só religioso, como também conta a história da cidade e abriga diversos festivais durante o ano. O visitante atento vai observar que a Casa da Cultura da cidade se aproxima bem mais da estrutura arquitetônica de igreja que o próprio templo. A explicação está que o prédio do centro cultural foi a antiga sede da Igreja Matriz.
Erguida 1887, a Igreja Matriz de Santo Antônio foi erigida a partir de uma pequena capela que contava com artefatos religiosos vindos de Portugal, dentre estes, o que se tornaria padroeiro da igreja. Em meados do século XX paróquia se desmembrou da de Paty do Alferes e passou a se denominar Paróquia de Santo Antônio da Estiva. Com o crescimento da cidade foi necessário a construção de um novo templo, que é o atual e passou a funcionar desde fins da década de 1980.


