O maior templo histórico de Paraty
Considerada a pioneira da cidade de Paraty, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é também a maior da cidade. Pelo tamanho e antiguidade do templo, não precisamos dizer que dos quatro templos da cidade, esse era o dos aristocratas do período colonial e imperial (para cada grupo que frequentava os serviços eclesiásticos como escravos, senhoras da aristocracia, libertos, pardos, existia um templo na cidade de Paraty).
A primeira capela seria construída no final do século XVII, mas foi demolida para dar espaço a um templo maior que seria inaugurado no início do século XVIII. Porém, este se mostraria pequeno com o passar das décadas e em 1787 se iniciou a obra do templo que está de pé até hoje, em uma obra polêmica e vultosa para época (principalmente pelo fato de que a colônia portuguesa esta entrando em uma era de recessão) que levou a obra se arrastar por vários anos (o que pode se observar por suas torres inacabadas).
Por fim a obra saiu, sendo finalizada em 1873, custando bastante aos cofres da sua finalizadora, a Dona Geralda Maria da Silva, que seria reconhecida por sua obra com o título de Dona do Paço. Devido ao tempo que foi construída e reconstruída, é difícil precisar um único estilo, sendo o que se sobressai é o neoclássico.
Aberta à visitação de segunda á sábado (porém neste dia é cobrado uma taxa), Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma dais muitas opções no roteiro religioso da Costa Verde.


