Uma bela capela no alto de Ibitipoca
Não é de hoje que as belezas da Serra de Ibitipoca encanta os viajantes, muitos séculos atrás, no tempo que os tropeiros percorriam o sertão em busca de riquezas, a localidade foi descoberta. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição comprova este fato, datando do século XVII, a capela batizou a região e inaugurou o povoamento deste.
O local foi erguido graças aos esforços dos fazendeiros da região, que estavam distantes de outras paróquias. A história da igreja, assim como seu estilo se confunde com as capelas da região aurífera do estado, já que aqueles que efetuaram as obras de decoração vieram de São João Del Rei. Se destaca na composição do prédio a torre do sino, que foi erguida em separado (um fato que segundo historiadores da arte não é comum em igrejas mineiras).
O muro que cerca a igreja é de pedra e bem rústico, embelezando a composição da atração turística que fica na parte mais elevada da vila (aliás uma das características das igrejas do período colonial, na verdade toda a capela foi erguida neste estilo, o colonial). A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição carrega algumas curiosidades: a árvore ao lado da igreja demarca uma pessoa que foi enterrada no local e o cemitério dos escravos ficava ao lado da capela, a data no alto marca a última reforma do período colonial.
Um dos remanescentes da arquitetura sacra, a bela capela é um patrimônio não só da cidade, como do Brasil.


