Uma das mais belas igreja da Região dos Lagos
A região de Maricá foi colonizada pelos europeus no início da era colonial, quando os primeiros latifundiários apareceram na localidade. A região, porém, já era habitada por nativos que foram atraídos pela diversidade local.
Esta atrairia naturalistas e pesquisadores, dentre Charles Darwin, que percorreu as serras e lagoas do lugar que posteriormente seria batizado de Região dos Lagos. Maricá tem um passado rico em história, apesar de possuir um sítio histórico pequeno se comparado a outras regiões (São Pedro por exemplo é bem menor e possui um dos centros históricos mais graciosos da região), talvez reflexo do interesse da coroa durante a era colonial nesta região, que foi bem menor que em outras áreas.
As construções históricas, portanto, são recentes e a maior delas é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo que fica no centro da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1788, mas a construção começou em 1802, quando a região já tinha uma considerável densidade demográfica.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo é um dos mais belos templos da Região dos Lagos. Com seu estilo neoclássico, a obra do templo só foi finalizada no meado do século XX. Um dos maiores patrimônios culturais de Maricá, a Igreja Matriz é uma herança histórica da cidade.


