Allan Robert P. J.
"Servos de Maria"
A Igreja de Sant’Anna, edificada dos “Servos de Maria” foi consagrada em 1333. Precedentemente a área era ocupada pela igrejinha de Santa Maria de Belém, construída pela Congregação dos Humilhados em 1180. É um monumento característico da arquitetura gótico-padana com uma raridade: Todas as naves têm a mesma altura (construção “ad aula”). A Capela-Mor, no fundo da igreja, foi ampliada em 1500 para hospedar os religiosos durante as celebrações dos ofícios de culto. Os seis altares laterais foram criados por volta de 1600, para dotar a igreja de Sete altares indulgenciais. Foram, assim, fechados totalmente ou parcialmente as seis longas janelas ogivais das duas paredes laterais.
A fachada ficou incompleta até 1925, quando o arquiteto Camillo Guidotti projetou e concluiu a sua construção. A torre campanária foi alçada em dez metros pelo arquiteto Pietro Berzolla, em 1937, elevando a sua altura para os atuais 32 metros. Todos os vitrais foram substituídos, sendo mais antigo o da fachada, realizado em 1925. Os mais recentes – o batismo de Jesus e a Piedade – são de 1997. O órgão foi realizado por Antonio Sangalli em 1861 para a capela da “Madonna del Popolo”, na Catedral de Piacenza. Foi vendido à paróquia de Sant’Anna em 1899.
Existem diversas obras de arte ornando essa igreja de muitos devotos, mas pouco conhecida pelos turistas. Sóbria, fora do roteiro turístico tradicional da cidade, é uma igreja a ser descoberta com calma, Seja pela peculiar arquitetura, seja pelas pinturas nela abrigadas. Mesmo entre os piacentinos é pouco conhecida, mas vale uma visita contemplativa.
Ler mais



+5