A primeira Igreja da Ilha Grande
Quem vai as praias de Ilha Grande geralmente o faz para aproveitar as praias, não para fazer turismo histórico. Eu ao contrário, procuro absorver tudo que o local me reserva (sou suspeito para falar, pois sou historiador) e busco os mínimos detalhes do lugar.
Na Praia de Freguesia de Santana não foi o contrário, no local onde começou a ser povoada Ilha Grande, podemos encontrar diversas informações históricas (de como o lugar começou como uma fazenda, se tornou povoado e assim por diante) que podem ser buscadas na Igreja da Freguesia de Santana, uma das mais antigas da região. A construção da mesma data do final do século XVIII, mas reforma definitiva foi terminada em 1843, com a construção de um novo templo que se esconde no mato e entre as paradisíacas praias.
A capela é simples, como preza a arte colonial e parece que parou no tempo, com suas paredes brancas rodeadas de palmeiras. A quietude do lugar só é quebrada pela conversa de turistas e o barulho do mar. Ao redor da mesma se encontra um cemitério abandonado, do qual restam duas lápides. A mesma só pode ser visitada externamente, exceto no último domingo de julho, no qual ocorre a Festa de Sant’Ana, na qual peregrinos de diversos locais vem para prestigiar a padroeira.


