Um encontro com a saudade
Quem visita Lisboa inevitavelmente ouve falar da sua mais conhecida canção tradicional: o Fado; pelo que a visita ao Museu do Fado é quase obrigatória.
Este espaço foi inaugurado em 1998 e é completamente dedicado à história do Fado e da Guitarra Portuguesa.
O Fado, hoje reconhecido como Património Mundial, chegou a ser, nas suas origens mal-afamado, pelo que conhecer todo o percurso que esta canção fez ao longo dos anos é sem dúvida muito interessante e enriquecedor.
À entrada do museu é-nos entregue um aparelho áudio que nos acompanhará como “guia” ao longo dos vários ambientes.
A “casa da mariquinhas” em madeira – feito pelas mãos do marceneiro e fadista Alfredo “Marceneiro” e fiel à que o fado (com o mesmo nome) descreve; várias pinturas, nomeadamente, a de José Malhoa intitulada “O Fado”, criada em 1910; várias guitarras portuguesas; letras de fado que, na época da ditadura, foram censuradas; tudo isto e muito mais é possível encontrar neste bonito espaço.
Também ali existe uma loja temática com uma grande variedade discográfica, postais, livros, xailes, etc – tudo alusivo ao mundo do Fado e da cidade de Lisboa; bem como uma escola de música de guitarra portuguesa.
O Museu também organiza visitas cantadas pelo bairro de Alfama, em que no final das mesmas somos presenteados com uma interpretação de fado ao vivo.
O bilhete de entrada custa € 5,00.




