O nome já diz tudo!
Quando eu viajo, sempre procuro buscar lugares exóticos, diferentes, fora do ciclo turístico que se encontra em qualquer revista de viagens. Levo a sério a busca por lugares "intocados" pelo homem e tenho certeza de que quanto mais remoto, melhor!
Me disseram que era impossível chegar lá sem planejamento prévio e que, com o tempo que eu tinha disponível, eu tinha grandes chances de chegar lá e não enxergar nada pois o clima em áreas vulcânicas oscila demais. Eu quis ir mesmo assim.
Abri o mapa da China, tracei um roteiro alternativo que tivesse passagens disponíveis, passei 27 horas dentro de um trem, depois mais 5 dentro de outro, mais umas 2 horas em outro, algumas caronas, inúmeras tentativas frustradas de me comunicar em mímicas e finalmente lá estava eu: naquele lugar que vi em um cartão postal e tive que dar um google para descobrir onde era. Depois de 1365 degraus subindo para mais de 2 mil metros de altitude, eu finalmente estava admirando este pedaço de paraíso que fica entre a China e a Coréia do Norte.
O Heaven Lake é um lago que se formou dentro de uma cratera vulcânica no topo de uma montanha. O lago tem uma profundidade máxima de 384 metros e os locais acreditam que um monstro chamado Tianchi vive dentro dele. Também se acredita, na Coréia do Norte, que o ditador Kim Jong-il nasceu ao redor do lago. Acho que o mais louco de tudo é pensar que essa maravilha também pertence ao país mais enigmático do mundo, né?!
Claro que esse perrengue todo foi por pura falta de planejamento e tempo, a cidade de Changbaishan tem um aeroporto, estação ferroviária com um trem que vai direto de Beijing e, com um pouco de programação, imagino que a viagem seja tranquila. Ainda assim, o lugar é pouquíssimo conhecido, quase não se vê turistas ocidentais por alí e a comunicação é praticamente impossível.


