Lonifasiko
Castelo de Tarifa
O Castelo de Guzmán O Bom é um dos monumentos históricos e culturais mais importantes de Tarifa. Se a localização da própria cidade já é estratégica, a área onde fica o castelo também não deixa de ser, já que está construído a poucos metros de distância do mar, terreno que atualmente é ocupado pelo Porto de Tarifa.
A vista lateral do castelo, que se obtém a partir da rua Guzmán el Bueno, não passa a verdadeira magnitude e importância histórica que esse castelo tinha. A partir dessa parte da rua, ao lado da estátua de Sancho IV, se pode ver uma torre e um grande portão, por onde devem entrar as visitas do castelo.
Por outro lado, se descermos até o porto, contornando esta torre lateral e a estátua de Sancho IV, ao olhar para a esquerda podemos ver a grandiosidade do castelo, com sua imponente Torre de Homenagem, seus muros e contrafortes altíssimos e ameias em perfeito estado. Além disso, devo dizer que as atuais muralhas de Tarifa se juntam e saem dos muros deste castelo.
Este castelo, inicialmente construído por Abdurrahman III, também é conhecido como "Castelo de Tarifa", embora o nome "Castillo de Guzmán el Bueno" venha graças ao "ato heroico" protagonizado por Alonso Perez de Guzmán por volta de 1295, durante o cerco dos muçulmanos. Diz a lenda que, com castelo cercado e os muçulmanos em posse do filho de Dom Alonso, lhe disseram que se não entregasse o castelo, seu filho morreria. Dom Alonso preferiu sacrificar seu filho em vez de entregar o castelo e a população, e desde a torre octogonal sacou sua própria espada para matá-lo.
O objetivo principal deste castelo sempre foi o de exercer um forte controle dos acessos indiscriminados à Península Ibérica, foi nele que se alojaram as tropas militares e armadas de diferentes culturas, que pouco a pouco foram incorporadas, atualmente é propriedade da Prefeitura de Tarifa, que, se não me engano, oferece visitas ao castelo.
Ler mais



+8