Aonde você quer ir?
Entrar
Meu perfil
Edite o seu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Gruta de São Roque

{"logged":false,"user":null,"permissions":null}
+5

1 opinião sobre Gruta de São Roque

A gruta de San Rocco (São Roque) é uma p...

A gruta de San Rocco (São Roque) é uma pequena gruta na cidade de Sarmato, na Província de Piacenza, onde o santo, segundo a lenda local, se refugiara após contrair a peste assistindo aos doentes do hospital de Santa Maria de Belém, em Piacenza, em retorno de uma viagem de peregrinação a Roma. Ao sair da cidade de Piacenza teria se refugiado em uma cabana, ou, segundo outras narrações, em uma pequena gruta no bosque próximo a Sarmato, não muito longe de Calendasco, na via Franciscana, a via dos peregrinos.

Um cão roubava um pão todos os dias da cozinha do castelo de Sarmato e desaparecia com o pão na boca. Gottardo Pallastrelli, proprietário do cão, resolveu segui-lo e encontrou o santo, decidindo assisti-lo até a sua completa cura. E quando o santo partiu, Pallastrelli doou os seus bens para transformar-se, também ele, peregrino sob o exemplo do novo amigo. Sobre a gruta foi construída uma pequena igreja no século XVI, um santuário a San Rocco.


Na realidade a biografia do santo é imprecisa. Sabe-se que teria nascido por volta de 1295 em Montpellier, na França, filho de gente de posses. Órfão de pai e mãe ainda cedo, fora criado por um tio e, ao completar 20 anos, distribuíra seus bens entre os mais necessitados, deixando uma parte sob custódia do tio. A partir de então se dedicara à cura dos doentes de peste. Teria nascido com uma marca em forma de cruz sobre o peito e peregrinado por várias cidades. Onde surgisse a peste lá estaria o santo a dar assistência até que ele mesmo contraíra a doença e, para não contaminar ninguém, se refugiara em uma gruta. Depois de curado com o auxílio de Gottardo Pallastrelli, teria tornado a Montpellier, cujo governador – seu tio – não o teria reconhecido e o fizera encarcerar por cinco anos, quando morreu esquecido por todos. Teria sido a sua avó a reconhecê-lo pela marca da cruz no peito. Sua morte é tida como a noite entre os dias 15 e 16 de Agosto, sendo o dia 16 o dia de comemoração do santo. De qualquer forma, o santo teria morrido cedo e algumas imagens que o retratam idoso se referem a outro santo. Normalmente é retratado com roupas de peregrino, algumas marcas da peste e acompanhado por um cão com um pão na boca. As relíquias do santo repousam na igreja de São Roque, em Veneza.
Ler mais
+6
Você já esteve aqui?
Compartilhe as suas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem
{"logged":false,"user":null,"permissions":null}

Informação Gruta de São Roque

Links úteis Gruta de São Roque