Memorial comovente e pouco visitado
Na época em que morei na inigualável Berlim fiz questão de visitar todos museus e monumentos relacionados com a 2ª Guerra Mundial. Após conhecer todas as atrações principais, ainda restava a Gleis 17. Lendo a respeito, fiquei bem interessado, mas não consegui convencer meus amigos. Fui sozinho em um dia cinzento de Outono, perfeito para a ocasião.
O memorial está localizado na estação de Grunewald, já a caminho de Potsdam, envolta por densos bosques. Se trata de uma antiga estação de trem, de onde foram enviados um sem-número de judeus para os campos de concentração de Auschwitz e Theresienstadt, entre os anos de 1942 e 1945. Todas as deportações são lembradas pelo chão da plataforma de metal, que corre pela extensão do memorial. Embora o local tenha sido reformado e preparado para a visitação (foi inaugurado em Janeiro de 1998), ainda é possível imaginar a perplexidade dos prisioneiros diante do absurdo da situação.
Não há muito turistas por lá, e um vento frio sopra constantemente, convidando a uma profunda reflexão. Ao fundo, é possível ver homenagens fúnebres, lembrando que também é local de homenagem para vítimas do holocausto. Infelizmente, o local ainda é pouco visitado. Mas considero fundamental para quem busca saber mais da história a cidade e do próprio século XX.


