Turismo em Granada
Generalife (em árabe, Jannat al-‘Arif, jardim do arquiteto) é um palácio com jardins na cidade de Granada, aos pés da cadeia de montanhas de Serra Nevada, na Espanha, utilizada pelos muçulmanos como lugar de descanso. Inicialmente era um palácio rural em que os jardins ornamentais, os hortos e a arquitetura se integravam harmoniosamente.
O palácio e os relativos jardins foram construídos durante o reinado de Maomé III e redecorados por Abu I-Walid Isma’il. O complexo é composto pelo Pátio de la Acequia (Corte do Jardim Aquático), que abrigava uma longa piscina contornada por arbustos, fontes, colunas e pavilhões, e pelo Jardim de la Sultana (Jardim da Sultana ou Corte dos Ciprestes). Há quem considere que o primeiro seja o melhor exemplo de jardins medievais de al-Andalus.
Os jardins foram refeitos em 1931 e completados em 1951. Os caminhos são pavimentados em estilo típico de Granada com um mosaico de pedras: Aquelas brancas vêm do rio Darro, enquanto aquelas pretas do rio Genil. No início o palácio era ligado a Alhambra através de um caminho coberto que ultrapassava o barranco que os dividia. O jardim de Generalife é um dos mais antigos jardins mouros que sobreviveram.
A visita de Alhambra e Generalife custa € 13,00 e dura pelo menos duas horas.


