Füssen
Um lugar entre castelos, lagos e montanhas
Durante a minha viagem à Baviera, já tinha claro que quería visitar esta cidade, impressionante não apenas por sua beleza e estilo, e acho que tem sido subestimada, pois muitos turistas vêm apenas visitar os famosos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau sem realmente aproveitar o dia e o ambiente noturno de Füssen.
Foi habitada pelos romanos e tem mais de 1.000 anos de idade, é uma cidade alemã no sul do estado da Baviera, está ao pé dos Alpes e cercada por montanhas e lagos, e está muito perto da fronteira com a Áustria. É uma cidade muito aconchegante e romântica e tem em seu casco antigo, um castelo gótico tardio e um mosteiro beneditino do século IX de Mang Sant, as casas em estilo medieval. É a cidade mais alta da Baviera e é cruzada pelo Rio Loch com suas águas azul-turquesa.
Se vier de trem, basta seguir o Strasse Bahnhof, a 1ª rua está uma rotunda, um supermercado, continuando na mesma rua e verá um edifício na esquina com uma fontes de pedra que é a Agencia de Turismo, com informações sobre a cidade e castelos, e se pode usar 15 minutos de Internet, grátis, não há lugar com Wi-Fi grátis na cidade.
saindo da Agencia entre na rua Reichenstraße, vai se surpreender com as casas aristocratas que há, também é a principal rua comercial, com muitas lojas, restaurantes e bares, e coincide com a antiga estrada romana Via Claudia Augusta, a partir daí dedique-se a descobrir as suas ruas com belos edifícios.
Vale destacar a igreja barroca de Sant Stephan Kirsche que está na parte alta da cidade e, embora seja simples por fora, é bastante bonita por dentro e fica na entrada do castelo gótico de Füssen Scholss Hochen que foi a residência dos príncipes bispos de Augsburg, que abriga uma impressionante coleção de arte gótica e da Renascença
Passando as muralhas sem desviar-se ao palácio encontrará uns jardins que eu adorei, é uma área verde onde, descansar, andar, rodeado por árvores e de onde se tem uma vista do Palacio de Schloss Hochen, chamado Faulenbachgässchen e aqui se tem uma vista muito bonita do rio Loch.
Se descer novamente por Sant Stephan Kirsche, encontrará a Prefeitura de Füssen, andar é a melhor opção. Outro ponto de interesse é atravessar o Rio Loch através da ponte, de lá você vai ter uma outra bela vista da cidade e do rio, pois é muito marcante pelo verde turquesa de suas águas. Atravesse a ponte e vire à direita na Tiroler Strasse, continue andando na estrada cerca de 15 minutos e vai chegar a Lochfall que é uma cachoeira pequena mas muito agradável e vale a pena vê-la.