Milla
Fundação Teotônio Vilela
E andando pelas calçadas do bairro histórico do Jaraguá, na cidade de Maceió, encontra-se a Fundação Teotônio Vilela. Este espaço foi criado com o objetivo de continuar o pensamento do ex-senador de Alagoas Teotônio Vilela. Dispõe de uma ampla biblioteca com cerca de 2500 livros para estimular a pesquisa sobre economia, política e difundir a cultura alagoana e nordestina.
Ela também promove cursos e ações educacionais na comunidade. Além de tudo, expõe de documentos e registros da trajetória política e empresarial de Teotônio Vilela. Para completar a homenagem e propagação do seu pensamento político e filosófico, há um memorial criado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemayer na Praia de Pajuçara.
É um espaço bem confortável, climatizado, colorido, possui um grande chapéu do folguedo Guerreiro, maior ícone da cultura alagoana, como decoração em frente a biblioteca. E ainda possui expostas duas caricaturas carnavalescas do senador. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Teotônio Vilela era um apaixonado pelo Brasil, pela democracia, um nacionalista admirável. Dizia: “Este País só será grande quando cada brasileiro se sentir responsável e influente pela força do seu pensamento na formação do todo nacional”. Foi idealizador das eleições diretas em 1983, contra a ditadura que se instalou no Brasil por longos anos.
Ler mais



+4