Conhecendo a Feira de Antiguidades
Quando estiver no Rio de Janeiro no primeiro sábado do mês reserve algumas horas para bater perna pela Rua do Lavradio, no Centro da cidade: ali acontece uma vez, todos os meses, uma feira de Antiguidades muito interessante. E em todos os sentidos, acredite!
A feira toma conta da rua inteira, e é bom chegar cedo, por volta das 9:30, para percorrer as barracas com calma e sem atropelo. Porque a dica é, de fato, mais de um passeio do que um apelo ao consumo: a cada barraca, um mosaico colorido de pedacinhos de história, de arquitetura, de habilidade dos artesãos - tudo ao alcance dos olhar. Que, afinal, não paga!
E como tem coisa para olhar! Barraquinhas de bijuterias e roupas produzidas à mão, telas a óleo de artistas locais com temas inspirados no Rio de Janeiro, objetos de decoração feitos a partir de móveis antigos: cada barraca revela um série de objetos exclusivos e originais - um achado para quem quer decorar a casa ou garimpar algo diferente. E você negocia direto com o artesão.
E quando cansar, pare no primeiro barzinho, puxe a cadeira e fique à vontade: é ali nas mesinhas na calçada que começa a velha e boa boemia carioca, ditada pelas tulipas geladas de chopp e dos petiscos tão quentes quanto generosos. E o sambinha, claro, ao fundo. Prova que hábitos antigos nunca mudam - e continuam deliciosos!


